Pega um, pega geral

A imprensa nacional já está divulgando: Meu Nome Não é Johnny pode superar Tropa de Elite. Segundo a Folha Online, o filme já chegou a marca de 2 milhões de espectadores, enquanto Tropa registra 2,4 milhões.

A partir daí os mais afoitos – a começar pela Folha – já saem em disparada: Meu Nome Não é Johnny, o novo fenômeno cinematográfico nacional. Mas, será? Tendo a ser um tanto mais reticente quanto a isso.

Assisti Tropa de Elite, mas não vi eu Nome Não é Johnny. Por quê? Simples, não fui instigado como fui pelo primeiro. Tropa trouxe para o imaginário coletivo nacional a figura do Capitão Nascimento, que bate e mata, mas tem uma boa causa. Trouxe pra todo mundo expressões como “Pede pra sair, zeroum!”, “O senhor é um fanfarrão” e por ai vai. E quem em algum momento não se pegou cantarolando “Tropa de Elite/Osso duro de roer/ Pega um, pega geral/ Também vai pegar você”? Todo mundo, aposto.

Claro, longe de desmerecer as lindas imagens feitas para o filme. A atuação, segundo consta, mais uma vez excelente do Selton Mello e a incrível sinergia com a Cléo Pires. Mas daí, a chamar de fenômeno ou qualquer coisa assim já é um tanto demais, não?

Bom, na dúvida os trailers.

Primeiro Tropa de Elite

Na seqüência, Meu Nome Não é Johnny

P.S. Mais um votinho a favor do Capitão nascimento: o volume de DVDs piratas desse filme é impressionante.

2 responses

  1. Arthur Siqueira

    Gostei dos dois filmes. Acredito que a Folha credita o fenomeno ao grande número de espectadores nas salas de cinema, por isso, “fenômeno cinematográfico” e não “fenômeno cultural popular”.

    19/03/2008 às 1:57 PM

  2. Amanda

    Nunca tinha visto o trailer do Meu Nome Não é Johnny. Acho que vou ver o filme agora…

    22/03/2008 às 6:20 PM

Deixe uma Resposta

