Trainspotting

O nono filme da minha vida mexeu com a minha pureza. Não que quando eu assisti esse filme ainda fosse um rapaz casto e virginal. Mas ver Trainspotting e não sair minimamente abalado é impossível.


O filme, de 1996, conta a história de quatro jovens e como se envolvem com o submundo escocês e o próprio submundo em busca de heroína. Dirigido por Danny Boyle, é baseado no livro de mesmo nome de Irvine Welsh e tem no elenco nomes como Ewan McGregor, Ewen Bremmer, Jonny Lee Miller e Kevin McKidd.

E o impacto vem da força das cenas. Do monólogo inicial “Choose life. Choose a job” a cenas como a viagem com o bebê engatinhando no teto, Trainspotting nos conduz ao delírio e vertigem e estranhamento são palavras mais que comuns ao se referirem ao projeto.


Claro que um filme como Trainspotting não passaria ileso. Bob Dole, senador dos Estados Unidos na época, criticou duramente o filme alegando que ele fazia apologia às drogas. A mesma crítica aconteceu em outros países, como o Reino Unido. No outro extremo, o filme foi indicado ao Oscar e ao Bafta de melhor roteiro adaptado, ao Bafta de melhor filme britânico e outros prêmios. Pra quem nunca assistiu, segue a cena inicial, já mais que clássica.

One response

  1. Cynthia

    André, apenas para deixar registrado: Trainspotting é um dos meus filmes prediletos. A reflexão que o filme nos remete e a forma com o que o diretor trabalha as alucinações do protagonista pelo uso excessivo de heroina…é simplesmente genial.
    Realmente vale a pena conferir!
    Bjs,
    Cynthia

    24/04/2008 às 10:50 AM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s