Matrix

Continuando a série de top filmes da minha vida, o próximo filme mexeu com tudo que eu tinha de adolescente dentro de mim. Por adolescentes leia-se o estereótipo agito, explosões e efeitos especiais. E foi nesse setor que os geniais irmãos Wachowski – que logo mais estréiam com a filmagem de Speed Racer – mexeram.


Matrix foi lançado no ano de 1999 e causou estardalhaço. A história de Thomas Anderson, ou melhor Neo, por volta do ano 2200 na luta para evitar o domínio dos homens pelas máquinas. Ok, essa é a versão simplista. Matrix é muito mais que isso.

O filme agradou por mostrar uma figura mítica – Neo, como o escolhido – em uma luta sem precedentes totalmente envolvida por elementos de ficção científica (The Terminator, Metrópolis), animes (Ghost in the Shell), informática (realidade virtual, inteligência artificial) filosóficos (Platão, Descartes) e religiosos (Budismo Tibetano, Messianismo Judaico-Cristão).

Mostrou por mostrar uma trindade – Neo, Trinity e Morpheus – dispostos a tudo por uma causa. Mas também agradou pelo salto na qualidade dos efeitos especiais. Quem não se lembra do bullet time? E as perseguições e tiros e explosões? Matrix elevou os efeitos especiais a uma nova categoria e impôs a todos os filmes seguintes um apuro muito maior.

Infelizmente suas continuações, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, descambaram para o efeito especial gratuito e a ação desenfreada enfraquecendo bastante no roteiro e desagradando crítica e fãs do original.

2 responses

  1. Ludmila Rocha

    Olá André! Obrigada pela correção, eu realmente não havia notado o Ç…N sabia que o evento tinha um Blog tmb, só sabia do site. Resolvemos divulga-lo no nosso pq tem tudo a ver com nosso tema e a nossa área de atuação.

    Ludmila.

    07/05/2008 às 1:51 AM

  2. Ludmila Rocha

    Mto obrigada André! É importante divulgar essa idéia né?Não deixe de nos visitar, sempre que possível renovamos os posts…Vc trabalha no Blog é? Vou acrescentar o endereço deve abaixo do site do evento então pra ajudar a divulgar tmb😉
    Participarei do evento como estudante tmb…Será que nós podemos cubri-lo?Tirando fotos, filmando, esse tipo de coisa?

    Poxa se vc me conseguisse uma entrevista com algum dos palestrantes seria interessantíssimo pra nós…=)
    Se houver msm essa possíbilidade por favor nos avise! Falo com os meninos e a gente conversa com a acessoria da pessoa…Se não…Só de ajudar a divulgar o blog já ficamos agardecidos!

    > Sua série de top filmes tmb ta bem interessante =D

    Bj

    07/05/2008 às 10:19 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s