Sofia Coppola

Ela pode ser um grande fruto da genética Darwiniana. Mas também pode ter sofrido completamente a influência do meio em que viveu. Seja um, seja outro, Sofia Coppola é hoje uma das mais completas e talentosas cineastas jovens em atividades.

Nascida no dia 14, Sofia é fila de Francis Ford Coppola, amigo desde os tempos de faculdade de Steven Spielberg e George Lucas. Mas sua carreira segue toda uma linguagem própria.

Profissional das mais completas, Sofia já foi atriz, diretora, produtora e roteirista de seus projetos. Como atriz fez participações pequenas em filmes como O Poderoso Chefão, O Poderoso Chefão III e Star Wars – A Ameaça Fantasma. Mas é em suas outras vertentes que ela se destaca.

Seu trabalho de direção começou em 1996 com Bed, Bath and Beyond e em 1998 com Lick the Star. Mas o reconhecimento veio em 1999, com o delicado, porém bastante chocante As Virgens Suicidas. Em 2003, dirigiu, escreveu e produziu o fantástico Lost in Translation, conhecido no Brasil como Encontros e Desencontros. O filme, uma linda história de amor entre os personagens de Bill Murray – se revelando um excelente ator dramático – e Scarlett Johansson. Por fim, 2006 trouxe o belíssimo Marie Antoinette, com Kirsten Dunst no papel principal.

Essa curta carreira rendeu a Sofia quatro indicações ao Oscar – com vitória em figurino de Marie Antoinette e Roteiro de Lost in Translation – duas indicações ao Globo de Ouro – também com roteiro vitorioso de Lost in Translation, entre diversas outras premiações.

One response

  1. Mark

    Este é um daquele filmes ‘ame-o ou deixe-o’… e eu amo😀

    02/06/2008 às 5:51 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s