Cartola – o mito humanizado

O trabalho do documentarista é muito pouco valorizado no Brasil. Em um país com crescentes nomes no cinema mundial, como os diretores Walter Salles e Fernando Meirelles e os atores Rodrigo Santoro e Alice Braga, o documentário ainda é considerado algo chato, entediante.

Lilio Ferreira e Hilton Lacerda conseguiram provar o oposto. A dupla é responsável pelo excelente Cartola, lançado em 2006 e apresentado no Festival de Cinema latino Americano de São Paulo, no mês passado.

Os diretores conseguiram em uma excelente obra contar uma história de vida bastante divertida e emocionante sem entediar o público com história. O oposto disso. A construção da vida de Cartola é feita em paralelo à historia do Brasil e ao nascimento e crescimento do samba. Desse modo, o filme traça paralelos em como os elementos da história nacional contribuem para a vida de Cartola e como essa se liga diretamente às origens do samba brasileiro.

Cartola, apesar dessa grande construção histórica prima pelo intenso humanismo. Todas as personagens apresentadas, algumas consideradas elementos históricos na cultura nacional são sempre mostradas da maneira mais humana possível. Um documentário bem feito e que vale a sessão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s