Do Começo ao Fim

A magia da interpretação – seja ela no cinema, na TV ou no teatro – está no fato de uma pessoa usando essencialmente seu corpo como ferramental, consiga provocar reações no público. Riso, lágrimas, tristeza, espanto, nojo e principalmente reflexão são anseios de qualquer ator e qualquer cineasta. A reflexão parece ser o desejo do cineasta brasileiro Aluizio Abranches.
Pelo menos essa é a sensação causada pelo vídeo que vazou no Youtube de seu próximo filme, Do começo ao fim. O tema é polêmico até o fim: Francisco e Thomás são meio irmãos (apenas por parte de mãe, vivida pela atriz Julia Lemmertz)e vivem uma relação homossexual e incestuosa.
Polêmica um: a homossexualidade. Abranches colocou os jovens atores João Gabriel Vasconcelos e Rafael Cardoso para viver os irmãos. Dois jovens bonitos e sem nenhum dos estereótipos habituais.
Polêmica 2: incesto. Visto como desvio de caráter, doença, aberração ou qualquer outra coisa de caráter negativo, as poucas imagens disponíveis não exaltam, mas também não criticam, apenas mostram.
E aqui aparece o trabalho do diretor: o como mostrar. Imagens calmas, elenco afinado, e fotografia do suíço Ueli Steiger são apenas alguns dos elementos que ajudam a construir essa trama.
O tema, aliás, tem aguçado a curiosidade. Desde que o vídeo vazou na internet, mais de 300 mil pessoas já o assistiram. Entretanto, a curiosidade pelo resultado final só poderá ser saciada no segundo semestre quando o filme for lançado (nas poucas salas que o Brasil habitualmente reserva para produções como essa, infelizmente).

2 responses

  1. Cynthia Xavier

    Caramba, Dé, agora fiquei super curiosa para assistir esse filme.

    09/06/2009 às 12:44 PM

  2. Rodrigo

    Tem filmes que te pgam desde o trailer. Foi o meu caso com "O Lutador", por exemplo. E a consequência é um belo filme.
    Fiquei curioso com esse tb.

    09/06/2009 às 9:10 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s