Paris

Por André Sobreiro
A cidade de Paris sempre foi e sempre será, ao lado de Nova York, um grande e importante cenário de filmes. Cidade luz, cidade do romantismo, cidade do amor, todos esses títulos já couberam à capital francesa. O diretor e roteirista Cédric Klapisch, no entanto, colocou a cidade no centro de sua mais recente obra – inclusive dando o nome do filme – e com um eterno tom de insatisfação.
Como um bom filme francês, Klapisch não se apóia exclusivamente em um ou outro personagem e também não narra nenhuma grande façanha heróica de pessoas comuns. São apenas pessoas comuns com suas crises – internas ou externas – e tudo isso envolto naquilo que o país produz de melhor: excelentes diálogos.
No eixo dessas crises, duas duplas de irmãos. A primeira, formado por um professor universitário especializado na capital francesa em plena crise da meia idade, vivido pelo ator Fabrice Luchini, e seu irmão mais novo, o ator François Cluzet, as voltas com seu primeiro filho.
A segunda, e com um sutil destaque na história, reúne Romain Duris vivendo um dançarino que precisa de um transplante de coração e a assistente social que, após a revelação da necessidade de intervenção no irmão, leva seus filhos para a casa do irmão. A personagem, aliás, nos revela a grande peça desse elenco, a atriz Julliete Binoche, com uma interpretação bastante delicada e amargurada que torna sua personagem a mais envolvente da trama.
Triste e profundamente melancólico, Paris é um filme que estimula aquela reflexão pós-sessão sobre a vida e seus valores e nos mostra que Paris não é assim tão bela, mas com toda certeza possui seu encanto.
Paris
2008
Direção: Cédric Klapisch
Com: Juliette Binoche, Romain Duris, Fabrice Luchini
Duração: 130minutos
Classificação: Saia de casa e assista no cinema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s