Avatar e as referências de Cameron

Avatar já é uma sensação. Cameron conseguiu agitar o mundo cinematográfico no final de 2009 com sua mega produção inovadora e cheia de referências. Referências? Ou inspirações?

Começando pela história de amor. Romances entre espécies diferentes foram muito explorados no Jornada das Estrelas: a série ficou especialista em criar histórias de amor entre vulcanos, humanos, orianos, klingons… Aqui dá pra conhecer um pouco melhor os relacionamentos que aconteceram em todas as versões da série.

Na parte gráfica, com toda a inovação que Cameron conseguiu trazer, não podemos deixar de citar sua busca pela melhor maneira de mostrar como é Pandora. Para isso, ele buscou ajuda de um dos melhores estúdios 3D do mundo, a WETA,responsável pela criação de Gollum, de Senhor dos Anéis. A personagem, na época, foi uma novidade no mundo da caracterização de personagens no cinema, uma vez que ele foi criado a partir da interpretação do ator Andy Serkis. E este era o objetivo de Cameron em Avatar.

O diretor contou em entrevista ao G1 que uma de suas referências pessoais são os filmes de Ray Harryhausen, um dos principais técnicos de animação da história do cinema. Além disso, este portal português fala que ele que faz alusão indireta à Guerra do Vietnã, aos ataques de 11 de setembro, à maneira que tratamos o ambiente e ao sentimento de pertencer a uma comunidade.

Outra referência percebida é a alusão à Fern Gully. Alguns dizem até que é plágio. Mas histórias de amor são tão inovadoras e diferentes assim? O vídeo abaixo faz um mashup dos traillers dos dois filmes. Confira e tire as dúvidas por você mesmo:

Diversos boatos estão rolando pela internet de mil filmes e quadrinhos no qual Cameron teria se inspirado e feito um possível plágio. Mas de boatos a internet está cheia, não é mesmo? Enquanto os boatos rolam, prefiro me preparar para ver o filme em Imax.

One response

  1. Pingback: Tweets that mention Avatar e as referências de Cameron « Além da Ficha Técnica -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s