Oscar 2010 – Melhor animação

Muitas coisas mudaram no mundo do cinema nos últimos tempos. A chegada do 3D revoluciona as produções cinematográficas, ainda mais no mundo da animação. Os indicados ao Oscar deste ano mostram bem como as novidades tecnológicas se mostraram fortes nas produções, fazendo filmes com grandes orçamentos, mas que encantam crianças e adultos. Veja quem entrou na lista:

O Fantástico Sr. Raposo

O Filme de Wes Anderson traz a história de um Sr. Raposo pai de família que tem uma queda por galinhas roubadas. A animação, apesar do ar de fábula pelos animais-humanos, é denso e bastante adulto e em nada deve para uma obra com atores reais, com um enredo repleto de abordagens sobre a crise familiar.

Coraline

O filme, baseado na obra de Neil Gaiman, conta a história de uma menina que atravessa uma porta em sua casa nova e entra em uma realidade paralela – e um tanto quanto deturpada de seu mundo. O filme não tem nada de clima infantil e uma fotografia belíssima, mas não fez tanto sucesso quanto deveria. É dirigido por Henry Sellick, o mesmo de O estranho mundo de Jack.

A Princesa e o Sapo

E a Disney retorna ao mundo dos clássicos e das princesas. O filme traz a primeira protagonista negra da história do estúdio e mostra Tiana, uma jovem em Nova Orleans e seu príncipe sapo. Referências clássicas como vilões, animais falantes e grandes e lindos musicais são constantes na obra, que busca resgatar o que há de mais tradicional na história do estúdio. E se passar em Nova Orleans garante o que há de melhor no blues na trilha sonora!

Up

A sensação da animação dos últimos anos. A Pixar vinha trabalhando arduamente para produzir animações cada vez melhopres, e parece ter atingido o auge em UP. O filme tem um enredo cativante e uma produção rica. A história de Carl Fredricksen e seus companheiros Kevin, Doug e Russell na exploração de um paraíso tropical cativou gente no mundo todo.

The secret of Kells

A lista encerra com mais um dos estúdios Disney, mas que não recebeu tantos comentários. O filme fala sobre um menino de 12 anos educado pelo tio, que tem esperanças que o sobrinho siga seus passos. le é artista plástico  e ensina ao garoto a beleza da arte, fantasia e criatividade. Tudo muda quando Brendan, o menino, conhece o Frei Aidan, mestre nas artes plásticas e juntos partem numa missão para completar o valioso Livro de Kells. Em sua jornada pela floresta, Brendan enfrentará seus maiores medos. O Livro de Kells é um manuscrito em latim, escrito no início da Idade Média por monges celtas do mosteiro de Kells. A arte celta irlandesa é realmente fascinante, com suas formas entrelaçadas, espirais e suas linhas que vão e voltam tendendo ao infinito.

2 responses

  1. Ótima seleção desta temporada! É um erro associar animação com filme infantil porque uma coisa não tem a ver com outra, embora geralmente as pessoas se confundem. Meu voto nesta temporada é Up. Pra mim, é melhor que Wall-E.

    05/02/2010 às 7:35 PM

  2. Up nas cabeças! Daí a achar que é melhor que Wall-E vou ter que discordar. Acho as personagens de Wall-E mais bem elaboradas que cachorros falantes. O recurso cômico deles, aliás, é o ponto baixo do Up!

    08/02/2010 às 10:50 AM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s