Um Sonho Possível

A atriz Sandra Bullock já esteve no futuro ao lado de Stallone. Já pilotou um ônibus em alta velocidade. Mas são as comédias românticas que lembram a maior parte da carreira. Mas será que bastava um filme meloso para a atriz ser reconhecida como a melhor do ano? A resposta é sim, porém não. Um filme meloso deu o Oscar para a atriz. Mas para isso, ela precisou se reinventar.

E é isso o que vemos no filme Um Sonho Possível, baseado em uma história real. Bullock vive Leigh Anne, uma designer sulista, cristã, republicana, casada com Sean e mãe do pequeno SJ e da adolescente Collins. Uma típica família que vê sua história mudar com o surgimento de Michael (o enorme Quinton Aaron) na escola das crianças.

Leigh Anne conhece o moço e se sensibiliza com sua história e o leva para sua casa. A partir disso, tanto ela quanto o jovem passam a viver, em simultâneo, o passado turbulento que ele teve graças à mãe alcoólatra e a construção do futuro e a adaptação do jovem à uma nova realidade.

E é nesse cenário que Bullock ganha sua projeção. A atriz se apóia em todos os estereótipos na construção de sua personagem e desenvolve uma perua caipira muito divertida. A reinvenção da atriz, porém, fica por conta da construção dramática da personagem. Conforme o filme se desenvolve, Michael vai se abrindo, e seus conflitos e opiniões vão aparecendo.

Com isso, os questionamentos da mulher também crescem e aqui temos o grande mérito de Bullock: estimular a reflexão do drama da personagem sem cair num filme piegas. Um Sonho Possível, e The Blind Side, apesar da ligação óbvia com o futebol americano não teria um correlato em português que atraísse público, é um filme sobre transformações que as boas ações causam. E isso de uma maneira leve e bem-humorada (mérito só não é total de Sandra Bullock, pois o pequeno SJ rende momentos hilários). Um daqueles filmes para assistir e sair sorrindo e feliz do cinema.

Quanto ao Oscar? Atuar é se transformar (com ou sem nariz postiço). E Sandra Bullock realmente se transformou. Era sim seu momento.

5 responses

  1. cinebuteco

    Depois de tantas críticas massacrando o filme, esta é a primeira com elogios declarados. Talvez seja porque você assistiu depois do Oscar? Pode ser. Sonho Possível tem alguns pontos bacanas, mas se houvesse a tal justiça na academia, jamais poderia ter sido indicado a Melhor Filme e Sandra Bullock estaria pra lá de bem recompensada com a indicação somente.

    24/03/2010 às 2:40 PM

  2. Será que os elogios são mesmo para o filme? Realmente é um filme mediano. Realmente concordo que é demais a indicação para melhor filme (e vários filmes melhores que ele poderiam ocupar a vaga).

    Não acho justo porém tirar o mérito da Sandra Bullock por isso. Acho sim que ela evoluiu no papel e das concorrentes, ela era a melhor escolha sim. Meryl e Helen são sempre boas. E a Gabourey tá boa mas não a ponto de levar. Sinto que ela não é tão longe da personagem

    24/03/2010 às 2:45 PM

  3. Larissa

    Bem, continuo sem coragem de assistir esse filme no cinema. Em DVD, talvez….

    04/04/2010 às 10:05 PM

  4. Eliane Maria Morais Menegatto

    O filme é ótimo. Uma lição de vida para todos que rejeitam e discriminam a diferença, aqueles que fogem dos padrões estabelecidos pela sociedade . Quem não teve coragem de vê-lo, está perdendo. Uma dica: para professores que trabalham com a Educação Inclusiva é um ótimo recurso para mostrar que a aprendizagem vai muito além da cognição.

    20/10/2010 às 9:11 PM

  5. Eliane Maria

    O filme é ótimo. Uma lição de vida para todos que rejeitam e discriminam a diferença contra aqueles que fogem dos padrões estabelecidos pela sociedade . Quem não teve coragem de vê-lo, está perdendo. Uma dica: para professores que trabalham com a Educação Inclusiva é um ótimo recurso para mostrar que a aprendizagem vai muito além da cognição.

    20/10/2010 às 9:13 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s